Atendendo ao pedido de opinião profissional de forma pessoal:


Com dois anos de distância do profissionalismo: 

Tudo que eu li, o que ouvi, estou meio confusa por achar que onde quer que se fosse implantar uma hidrelétrica teríamos problemas com as margens e seus habitantes (não temos deserto...) e agora ainda tem o agravante de que eles sejam os índios (o nosso passado nos condena!). Embora confusa, não há como deixar passar um fato incontestável: a maior parte da população está querendo ser "politicamente correta” após ver vídeos como esse, com altíssimo índice de apelo emocional (e até sexual - OMG!) feito especificamente contra a Usina de Belo Monte. 

Deparo-me bastante com pessoas que acham que hidrelétrica é somente fonte de energia para abastecer seus interesses (quanto egoísmo hein!?). Tem aquelas que acham que se posicionar contra é um método de testar nossa presidenta que tem um passado militante: será que ela irá ouvir a opinião da população? (voltará a ditadura!? GOD, quanta inocência...:S). Outros ainda, estão ávidos contra o fim do projeto porque algumas celebridades globais, lê-se de peso, se uniram para gravar suas opiniões. 

Minha principal questão nesse momento gira em torno da necessidade de que atores se mobilizem para que brasileiros se interessem por uma causa social. E pior, é tão fácil se colocar contra a liderança do nosso país e ficar plenamente do lado de quem encena novela... sei lá! Eu sinceramente não estou dando um caminho: contra ou a favor? Tem muito pra se analisar...Acho importante apenas que pensem, cabeça própria e tal... eu acredito na capacidade pensante, de gente inteligente que o nosso país tem. 

Agora, uma coisa é fato, se o que leva alguém a protestar é a indignação contra a destruição de quilômetros de selvas, de rio e de terras indígenas, o protesto deve ser escutado. Os construtores dessa usina serão sempre os maiores beneficiados. Quanto às pessoas, à natureza, ao planeta... ninguém está muito ligando pro futuro, não é verdade?! Existem as fontes de energia mais modernas e que devem ser usadas, enquanto a destruição que se causa, as mortes que acontecem, nada se recupera. Não temos pra onde correr: somos todos vítimas das mudanças no clima devido aos desequilíbrios provenientes da louca intervenção econômico-financeira.

É importante lembrar que a mobilidade por essa causa ecológica não vem somente de pessoas brasileiras, artistas ou não, tem muita gente envolvida e muita nobreza na causa. Mas as pessoas estão envolvidas, sabe!? Não tiro a nobreza desta causa, mas luto para enxergar a diferença de uma escalação para fins publicitários... O que se deve discutir é o fundamento das manifestações. O protesto é válido! Impedir o Projeto Belo Monte é teoricamente uma precaução favorável, mas seguir cegamente ideias passada de forma eloquente, sem um tom de criticidade quanto aos interesses de quem a passa, é lutar contra um Brasil cultural, intelectual, menos massa... 

É o que eu acho!
E vamos agora medir os prós e contras da Usina? HIDRELÉTRICA BELO MONTE (clique aqui!)

"Jean, obrigada por incitar meu senso crítico.
É sempre um método bem útil 
para desenvolver um profissional
das causas sociais!" ;)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Traição

Patinhos à venda

Lição de Jumentinho;