Roteiro: 05 dias na Penísula de Maraú

Ainda em tempos de "novo normal" pré-vacina, eu e minha família, em quatro, procuramos um refúgio para espairecer próximo ao mar. A Penísula de Maraú, na Bahia, se revelou ótima opção de lugar reservado, com paisagens belíssimas da Costa do Dendê e acesso não tão agradável pela BR-030 para quem vai com um carro sedan (o que diminui e muito o número de aventureiros por lá).

Ahh, vale pontuar que as operadoras de celular que atuam na região são Vivo e Claro. Ficamos literalmente ilhados com a Tim. Confiram também se a acomodação tem Wi-fi porque, acreditem, ainda exitem áreas na vibe desconectada...

Partimos de Vitória da Conquista com 05 dias disponíveis em alta temporada e conseguimos reservar um chalé com diária de R$400,00 a altura da Praia dos Algodões, que fica há 9km de Maraú.

O nosso cantinho era vizinho ao Recanto dos Manguezais e a 1,9km de distância do Tikal Praia Bar, local famoso na região, mas que, ainda em período de pandemia, estava  com todos os dias sem cota para novas reservas.

Vale pontuar que o Tikal une os sabores do gastrobar, a energia da praia de Algodões e ainda dispõe de uma lagoa em seu centro, funcionando durante o dia e promovendo eventos com taxa de entrada a partir das 17h.

Pois bem, se você tiver a intenção de aproveitar melhor as opções da Penísula e for de carro próprio que não seja alto estilo 4x4, melhor alugar um veículo ou procurar um lugar em Barra Grande, pois ficamos a cerca de 1 h (22,3 km) de intensa estrada de chão da Ponta de Mutá. Boatos de que melhoraram a estrada recentemente, porém, se está boa eu desistiria em tempos piores. A preservação ambiental é incrível, mas causa sequelas na coluna...

Praia dos Algodões

Chegamos a Praia dos Algodões cerca de 13h e já fomos explorar o lugar. Trata-se de uma extensa faixa de areia com longo trecho deserto que deixa cenário ainda mais impressionante. Encontramos um lugarzinho fantástico chamado Casa del Mar (que é bar e pousada) onde encontramos um quiosque lounge vazio para nos oferecer um pôr do sol fantástico de boas vindas.

Passeio dos "05 ilhas"

Para começar os passeios pela Península de Maraú, escolhemos uma rota de lancha que percorre a Baía de Camamu. O tour partiu do porto na Praia de Barra Grande e fez paradas na Ilha da Pedra Furada, Ilha do Goió e Ilha do Sapinho (onde almoçamos uma deliciosa moqueca), Ilha Grande e Cachoeira de Tremembé, que está localizada à beira do Rio Maraú em em meio ao verde do mangue. No percurso vimos salto de golfinhos (ou botos) que não conseguimos registrar...

O passeio durou cerca de seis horas e custou R$ 100 por pessoa. É preciso preencher a cota de 12 pessoas se o contrato não for privativo. O almoço, pedido com antecedência, fica cerca de R$ 80 a R$100 para cada 02 pessoas.

Bar da Rô

E se tem um lugar que eu chamo de parada obrigatória nessa Penísula é o
Bar da Rô, na borda do Rio Carapitangui. Passamos um dia maravilhoso com direito a ótima moqueca, bons drinks, banhos, prática de Stand Up Paddle (SUP) e ao som tranquilo de MPB. Chegamos cedo e por sorte achamos lugar, mas em outros tempos indico realizar a reserva de mesa.
O valor de 1h de aluguel da prancha de SUP é R$ 60,00. A moqueca de peixe recomendada para 02 pessoas custa R$ 120,00, longneck R$ 13,00 e drinks na faixa dos R$ 30,00. O pôr do sol não tem preço!

Trilha das Bromélias, Taipu de Dentro e Pôr do Sol

É aconselhado fazer a Trilha das Bromélias com quadriciclo, porém, o pequeno transporte que é o auge na região chegou a custar R$400,00 a diária, sendo em média R$80,00 em baixa estação. A demanda estava realmente escassa e seguimos a trilha...

Fomos em direção a Lagoa do Cassange e nos deparamos com um enorme problema de sinalização. O Google e as placas nos indicaram uma lagoa sem nada ao redor de modo que decidimos arriscar a direção que indicava Lagoa Azul e que nos levou a verdadeira Cassange. Esta, por sinal, passou um tempo desativada devido a seca, mas retornou o funcionamento ainda sem práticas de lazer à disposição, o que nos fez continuar nosso trajeto de desbravar.

Entre várias bifurcações nos deparamos com um restaurante maravilhoso chamado Lagoa Azul. O peixe ao molho de manjericão e coco com purê de mandioca, acompanhado de um suco de mel de cacau não sairá da minhas melhores lembranças. A funcionária nos revelou com simplicidade e sinceridade que existia uma lagoa ali perto, mas nem era azul. Fomos mesmo assim porque a curiosidade foi maior e nos fez enfrentar dunas de areia a pé para saber que o nome de batismo devia-se ao fato de da lagoa estar perdida no meio do nada de forma que deve ser legal para casais... estranho, mas bonito ainda assim.

Fomos então conhecer Taipu de Dentro. Na região encontramos mais nativos e valores mais acessíveis. A praia oferece um recanto de mangue e também redes dentro d'água. Uma delícia!

Para finalizar o dia fomos para o Morro do Farol, onde fica o Mirante Bela Vista para contemplar a região de cima e desfrutar de um pôr do sol fantástico. O acesso de carro é inviável então foi uma bela caminhada ladeira acima de areia solta. Pesado! Mas valeu...

Taipu de Fora à Ponta de Mutá

Por fim, deixamos um dia para conhecer  a faixa de areia de Taipu de Fora até a Ponta de Mutá. São 6km de belezas de fauna e flora, mas também de sol a pino que rendeu um bom bronze. Passamos a Praia da Bombaça, Praia de Três Coqueiros e decidimos não fazer mergulho para ver os peixinhos, mas desfrutar de um achado: o recém inaugurado Mayim - Pousada com bar aberto ao público estilo grego e com acesso a piscina. Quer mais?!

Sobre a night e badala de Barra Grande não aproveitamos, afinal, ainda não estamos imunizados contra Covid-19 e nossa estadia era distante. Ainda assim conseguimos conhecer o famoso Capitão Carnudo, hamburgueria artesanal que dá gosto!

Até a próxima viagem...

Se gostaram comentem aí, sugiram locais para que eu construa roteiro e compartilhem a paixão pelo mundo comigo!